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Como a COVID-19 forçou a adaptação digital das empresas na pandemia

Uma pesquisa da McKinsey, agência de consultoria empresarial americana, descobriu que a crise pandêmica do COVID-19 acelerou em vários anos a implementação de tecnologias digitais. A pesquisa também apontou que muitas dessas mudanças podem durar bastante tempo.

Em apenas alguns meses, a crise do COVID-19 trouxe anos de mudanças na forma como as empresas em todos os setores e regiões fazem negócios. De acordo com a pesquisa envolvendo empresários, as marcas aceleraram a digitalização de suas interações com clientes e operações internas em três a quatro anos, e a participação de produtos digitais em seus portfólios acelerou em sete anos.

Quase todos os entrevistados disseram que suas empresas apresentaram pelo menos soluções temporárias para atender a muitas das novas demandas, e muito mais rapidamente do que eles pensaram ser possível antes da crise do COVID-19. Além do mais, os entrevistados esperam que a maioria dessas mudanças seja duradoura e já estão fazendo diversos tipos de investimentos que garantirão estas mudanças.

Na verdade, quando perguntados sobre o impacto da crise em uma série de medidas, os empresários disseram que o financiamento para iniciativas digitais aumentou mais do que qualquer outra coisa – mais do que aumentos nos custos, no número de pessoas em funções de tecnologia e no número de clientes.

Para se manter competitivo neste novo ambiente de negócios, são necessárias novas estratégias e práticas

As novas descobertas sugerem que os empresários estão prestando atenção: a maioria dos entrevistados reconhece a importância estratégica da tecnologia como um componente crítico do negócio, não apenas uma fonte de eficiência de custos.

Outro aspecto importante é que o modelo de vendas tradicional ja não está mais gerando os mesmos resultados, e é aí que entra o marketing digital.

Os empresários sentem grande prejuízo nas suas receitas com enfraquecimento das vendas dos seus produtos e serviços devido ao isolamento social causado pelo COVID-19. Com a crise econômica, muitos consumidores se resguardam em comprar e investir nesse momento. Por busca de soluções que os apoiem, as empresas começaram a enxergar a importância dessa estratégia para a sobrevivência do seu negócio.

Estamos testemunhando o aumento do interesse das empresas em agências de marketing digital, como a Dig, que propõem ações e estratégias focadas em um modelo que aproxima as empresas dos seus clientes através das TICs (tecnologias da informação e comunicação), como: smartphones, redes sociais e conteúdos digitais.

Uma marca boa é referência no mercado e agrega valor ao produto ou serviço no momento da venda para o seu cliente – no marketing digital a marca agrega valor antes, durante e depois da venda

O marketing da empresa encontrará no digital caminhos para mostrar mais sobre as características do produto ou serviço, a história do produto, a transformação que ele oferece e gera nos seus consumidores.

Não é vender o produto e sim conectar os benefícios que ele tem com o cliente.

Sua empresa precisa seguir o fluxo das transições que acontecem no mercado e das mudanças que acontecem nos comportamentos de tomada de decisão de compra dos consumidores. Hoje essas mudanças acontecem com maior velocidade, agrega-se aÍ a inteligência artificial e a Inteligência de Negócios com o “BIG DATA”.

A marca passa a ser algo fluído no mundo digital, pois a todo momento ela é “tagueada”, comentada, avaliada ou cancelada pelos seus consumidores. Portanto, uma estratégia estática não é mais uma boa prática.

Com uma boa estratégia digital será possível que seu negócio esteja em vários canais de comunicação on-line ao mesmo tempo, facilitando sua comunicação com seu público e obtendo maior alcance. Esse formato possibilitará atender seu nicho de mercado, principalmente agora em momento de pandemia onde ocorre preferência por compras em lojas virtuais.

Com um bom planejamento de marketing digital, as marcas poderão criar e planejar uma campanha.de lançamento de produto ou serviço e serão capazes de acompanhar isto em tempo real.

Os veículos digitais permitirão o tráfego da marca de forma mais direcionada e com mais alcance de audiência, também.será possível um melhor aproveitamento do investimento.da empresa para a campanhas de lançamento de oferta, pois a mídia paga.na internet atingem pessoas de forma mais eficaz com o mesmo. investimento em comparação aos veículos tradicionais.

Assim, a empresa poderá dar continuidade em operações com métodos simples e de baixo.custo que gerarão bom impacto, relevantes para sua receita, mesmo no período da crise originada pela COVID-19.

Com as mudanças, muitos de nós reformulamos nossas prioridades e a forma como consumimos

O consumo de itens de higiene e limpeza cresceram em disparada no início da pandemia, por exemplo. Essas novas formas de consumir demonstram novas preocupações, necessidades, urgências e oportunidades, reservadas às proporções do alarde social, claro. Portanto, as empresas precisaram se adaptar a essa nova linguagem e aos novos propósitos.

Alinhar o planejamento do marketing digital a esse novo comportamento, compreendendo.as mudanças e nuances, coloca empresas em destaque, transformando algumas em referências de sua área.

Marcas que realizaram esse processo de análise do comportamento do consumidor conseguiram.identificar as novas demandas e criar conteúdo relevante, entregando valor e se tornando presente nas vidas de seus clientes, o que cria muitas oportunidades de conversão em curto, médio e longo prazo.

Diante do “novo normal”, seja qual for a etapa ou objetivo do seu negócio, ter uma presença bem.estruturada e gerenciada na internet é fundamental para que ela não deixe de existir.

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