A identidade visual é a combinação de diversos elementos gráficos e visuais que, juntos, criam uma atmosfera em torno de uma empresa. As cores, tipografias, formatos e o slogan desempenham o papel de gravar na mente do público, de forma rápida e objetiva, qual é a sua identidade e sua missão, seus valores e visões do mundo e da sociedade.
Para uma marca ser reconhecida de forma positiva e ter sucesso no seu nicho, é necessário defini-la e destacar as suas melhores qualidades, fazendo-a parecer única e interessante.
O conjunto de aspectos que compõe a identidade visual vai muito além de um cartão de visita para atrair possíveis clientes de forma esteticamente superficial: pense nele basicamente como a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo. Por isso, quanto melhor e mais clara a estratégia, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor.
Aprenda a criar a sua identidade visual
Para desmistificar o processo para você, criamos este guia passo a passo para construir uma identidade visual. O processo pode parecer intimidante, mas como já passamos muitas vezes por isso, sabemos os principais erros que devem ser evitados e os atalhos para atingir o melhor resultado de forma mais assertiva.
Se a sua marca está nos estágios iniciais ou se preparando para uma reformulação e você não sabe por onde começar, siga estas dicas para passar pelo processo sem problemas e construir uma identidade mais forte e preparada para o sucesso.
PASSO 1: complete sua estratégia de marca
A estratégia de sua marca é um plano detalhado que descreve exatamente o que você está tentando alcançar e como o fará. É composto por:
- Propósito: visão, valores, missão;
- Mensagem: voz, personalidade, slogan, proposta de valores, pilares da mensagem;
- Identidade: logotipo, cor, tipografia, etc.;
Antes de mergulhar na identidade, é importante ter uma estratégia totalmente desenvolvida.
PASSO 2: explore sua identidade atual
Ao iniciar um projeto de branding, você precisa abordar cada fase de um ponto de vista filosófico e altamente crítico – inspecionar e cutucar até chegar ao cerne de sua marca. Esteja você construindo sua identidade visual inteiramente do zero ou atualizando uma identidade já existente, você precisa fazer uma avaliação completa respondendo as seguintes perguntas:
- Qual é o estado atual da minha marca?
- Como essa identidade visual pode ser criada ou ajustada para se alinhar com seus objetivos no futuro?
- Como você quer que a sua marca seja percebida pelos clientes?
O objetivo é entender como sua marca é percebida, tanto interna quanto externamente. Obter uma reflexão honesta e precisa é a única maneira de entender como e onde você está tendo sucesso ou como você precisa corrigir o curso.
PASSO 3: conheça a sua personalidade
A identidade da sua marca é o “rosto” que interage com o mundo inteiro. Tudo o que você criar deve comunicar com precisão quem você é. No entanto, um equívoco comum é que a identidade visual é exclusivamente informada pelo que sua marca deseja apresentar. Isso não é totalmente verdade. Deve-se levar em consideração o que os clientes de sua marca desejam. Se sua identidade não está alinhada com o que eles pensam e sentem, não será eficaz.
Isso não significa necessariamente que os clientes de sua marca escolherão a cor do logotipo; significa que você fará escolhas de design mais eficazes depois de compreender suas necessidades, desejos e valores.
PASSO 4: identifique a sua concorrência
Construir uma identidade de marca tem tudo a ver com diferenciação: tornar sua marca visível, relevante e única.
No entanto, sem um entendimento firme de seu cenário competitivo, é fácil se misturar. Assim, é crucial entender não apenas quem é sua concorrência, mas como sua marca se compara, em percepção e apresentação.
PASSO 5: faça um resumo criativo
Depois de concluir as etapas anteriores, você terá as informações de que precisa para iniciar o design. No entanto, você não deve começar imediatamente. Comece com um briefing criativo que detalha as informações pertinentes de que você precisa para manter sua equipe na mesma página e certifique-se de criar uma identidade visual que se alinhe à sua marca.
PASSO 6: use a criatividade
Neste momento, você tem uma tonelada de informações para ajudar a embasar a ideação, entre sua análise competitiva, auditoria de marca, personas, que fazem parte do briefing. Neste estágio, você deseja pegar essas informações baseadas em texto e traduzi-las em conceitos visuais.
Felizmente, as informações que você tem muitas vezes estão impregnadas de linguagem emocional sobre a personalidade, os objetivos e os valores de sua marca. Agora, o desafio é descobrir como comunicar e aprimorar esses sentimentos por meio de recursos visuais.
PASSO 7: projete os seus elementos
Aí vem a parte divertida (e desafiadora). Você deseja projetar cada elemento na ordem ditada aqui, pois cada elemento influencia o outro.
Logo
A identidade de uma marca é um sistema de design intrincado. Cada elemento influencia o outro, mas começa com o seu logotipo.
Cores
Depois de ter um logotipo, você pode explorar sua paleta de cores. A cor é uma ótima ferramenta para diferenciar sua marca dos concorrentes, mas saiba que a cor também pode provocar emoções fortes, então escolha com sabedoria.
Tipografia
Cada elemento visual em sua identidade deve contribuir para uma linguagem visual coesa e, portanto, cada um deve complementar o outro. Isso é particularmente verdadeiro para a tipografia, que deve ser informada pelo formato de seu logotipo.
Dica bônus: cuidado com sites de fontes gratuitos, muitas vezes elas estão disponíveis apenas para teste. Portanto, procure se informar se a fonte desejada está disponível para uso comercial.
Sistema de Design
Muitas vezes, esse é um ponto fraco em linguagens visuais. As marcas pensam que, por terem seu logotipo, cor e tipografia definidos, podem combiná-los como quiserem.
CUIDADO. VOCÊ NÃO PODE FAZER O QUE DER NA TELHA COM A SUA MARCA.
Como a identidade da marca trata de apresentar a sua empresa às pessoas de maneira eficaz, é importante tornar essa experiência agradável. Em design de informação, isso significa fornecer uma apresentação realmente consistente e coesa.
Fotografia
A fotografia desempenha um papel fundamental na identidade da sua marca, desde as imagens dos seus produtos até a sua publicidade. É importante identificar diretrizes claras sobre os tipos de imagens (e tratamentos visuais) que são ou não apropriados.
Dica bônus: só porque uma imagem está disponível na internet, não significa que você tem o direito de usá-la. As imagens são propriedades intelectuais e precisam ter liberação do autor para o uso.
Ilustração
Quando se trata de ilustração, você precisa de uma linguagem uniforme. Não exagere ou use estilos conflitantes. Em vez disso, pense em como sua ilustração será usada em conjunto com outros elementos visuais.
Dica bônus: como na dica anterior, as ilustrações também são propriedades intelectuais e precisam ter liberação do autor para o uso.
Iconografia
A boa iconografia é influenciada não apenas pela linguagem visual criativa, mas também depende de qual é o seu produto ou serviço, bem como do setor e do meio (por exemplo, somente web vs. interface do usuário vs. vendas).
Visualização de dados
Os dados devem ser projetados com clareza e compreensão, além de apelo estético. Portanto, é importante projetar visualizações que sigam as práticas recomendadas de visualização de dados.
Elementos adicionais
Sua marca pode ter necessidades de comunicação exclusivas, dependendo de sua indústria, conteúdo, etc. Certifique-se de que a identidade de sua marca inclui estes elementos, como:
- Elementos interativos;
- Infográficos;
- Vídeo;
- Web Design;
- Mapa editorial.
PASSO 8: crie seu estilo de identidade visual
A única coisa mais dolorosa do que uma identidade de marca mal projetada é uma identidade bem projetada que nunca é usada ou usada incorretamente. Um guia de estilo de marca é o salvador aqui – se for feito da maneira correta, ele irá proteger a sua marca de ser mal utilizada por terceiros.
Por que você precisa de uma identidade visual?
Todo mundo tem um conjunto de características – desde o nome a aspectos de sua personalidade e aparência – que os tornam memoráveis e reconhecíveis por outras pessoas. Ter uma identidade bem definida é importante não apenas para o ser humano na sociedade, mas também para marcas e empresas. Afinal, como você pode ser reconhecido sem uma imagem? Uma boa identidade visual deve ser vista como prioridade em qualquer estratégia de negócios.
Quando bem desenvolvido, o processo de surpreender e converter clientes torna-se mais fácil. Quando a identidade visual é mal desenvolvida, a realidade é dura, mas direta: ninguém vai valorizar o seu negócio.
Ao desenvolver o conjunto de identidade visual, branding e marca estrategicamente, fica muito mais fácil inserir e estabelecer sua empresa no mercado de forma natural, conquistando clientes fiéis e promotores de seu produto ou serviço. Portanto, é extremamente importante dar a essas ações a devida atenção e importância.
Fale com a nossa equipe para te auxiliar na criação da identidade visual da sua marca.
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