Provavelmente você não saiba, mas a minha formação de nível superior é em Geografia. Durante muitos anos, quando questionado sobre minha carreira e meu trabalho atual, presenciei rostos torcidos por pensamentos confusos.
Quando você escolhe a carreira do Direto, da Medicina ou da Engenharia, normalmente você não é questionado. Portanto, ao longo da minha carreira e formação tive que explicar para as pessoas o porquê de ter escolhido meu curso e atuar na minha área: “Então, se você cursa geografia vai ser professor.” A resposta sempre foi: Não. “Você trabalha com Marketing, e faz um curso para dar aula na escola, por que não fez um curso de Marketing?” Boa pergunta.
Se por um lado, o Marketing (ou mercadologia) é o processo de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado.
Por outro lado, a Geografia é a ciência que trata da descrição da Terra e do estudo dos fenômenos físicos, biológicos e humanos que nela ocorrem, suas causas e relações.
Sendo assim, o Mercado é um fenômeno humano, portanto, entender suas causas e relações é um escopo que pertence à geografia, e entender suas causas e relações, tanto entre mercados, quanto em relação a outros fenômenos nos aproxima do Marketing.
Para Peter Drucker o “marketing é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção, distribuição de ideias, bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas individuais e organizacionais”.
Ora, para planejar é preciso coletar dados, processá-los e inferir sobre eles projeções. E este é uma das coisas que os geógrafos mais fazem no seu dia-a-dia.
O Jornal Folha de São Paulo, publicou matéria em junho de 2015 falando sobre os geógrafos e sua relação com o varejo com o título “Por saber ler mapas e analisar dados, geógrafos vão trabalhar com varejo”. Nesta matéria, o jornalista apresenta os motivos pelos quais estes profissionais são tão valorizados neste mercado.
“A quantidade cada vez maior de dados disponíveis e a necessidade de usá-los para fundamentar decisões de negócios têm levado varejistas a contratar geógrafos para trabalhar em seus setores de marketing.” (Aline Oliveira, Folha de São Paulo, 14 de junho de 2015)
Deste modo, os profissionais que vem desta área de formação se destacam e são absorvidos por estas empresas
“As principais áreas que abrigam os geógrafos são inteligência de mercado e geomarketing (campo do conhecimento capaz de relacionar estratégias de negócio e território), em que habilidades como ler mapas, interpretar dados e cruzar informações relevantes são essenciais.” (Aline Oliveira, Folha de São Paulo, 14 de junho de 2015)
Mas pode mesmo?
Primeiramente, gostaria de mostrar o escopo de atuação do profissional de Marketing segundo projeto de lei que ainda está em tramitação no congresso sob o registro PL 1944/2007 diz que:
Dentre outras atribuições:
(…) b) Cooperar na produção do pensamento estratégico organizacional e na elaboração do planejamento estratégico;
(…) i) Cooperar na identificação de leis de incentivo, a fim de aumentar a possibilidade de atuação no mercado, com ética e responsabilidade social;
j) Cooperar na definição do posicionamento organizacional, considerando mercados, segmentos e nichos;
Em segundo lugar, gostaria de exemplificar apenas duas atividades do escopo de um geógrafo segundo a lei Nº 6.664, de 26 de junho de 1979.
Dentre outras atribuições:
(…) e) na pesquisa de mercado e intercâmbio comercial em escala regional e inter-regional;
(…) h) no estudo físico-cultural dos setores geoeconômicos destinado ao planejamento da produção;
Para resumir, o Marketing não é comunicação. Ele é mais do que isso. De acordo com Kotler e Keller (2006) marketing em uma definição social pode ser entendido como um processo social pelo qual os grupos e indivíduos têm necessidades e anseiam por meio da criação da oferta e troca de produtos e serviços de valor com outros. E Geografia não se limita a dar aula ou saber as capitais. Ela está preocupada com a relação entre o homem o ambiente em que está inserido. O Mercado interfere diretamente na vida, no meio ambiente e nas relações dos humanos. Portanto o Marketing é um pedaço do estudo da Geografia.
Saiba mais sobre esta relação:
Administradores.com Geografia + Marketing = Geomarketing.
https://www.administradores.com.br/artigos/marketing/geografia-marketing-geomarketing/47799/
Folha de São Paulo: Por saber ler mapas e analisar dados, geógrafos vão trabalhar com varejo.
Projeto de lei que regulamenta o profissional de Marketing
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=365799
Leii Nº 6.664, de 26 de junho de 1979, que define o escopo de atuação do profissional de geografia
http://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=6